09:43, 14 mai 2018

​Com o eSocial, certificação digital torna-se indispensável para empresas

A partir de julho deste ano, as empresas privadas com faturamento inferior a R$ 78 milhões, incluindo Simples, MEIs e pessoas físicas (que possuam empregados) devem enviar informações referentes às relações trabalhistas, previdenciárias e fiscais por meio do eSocial.

O projeto do governo federal que integra Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal tem como intuito unificar informações, substituindo diversas obrigações existentes atualmente. O eSocial já está disponível para grandes empresas desde janeiro. Os entes públicos só terão que aderir ao sistema a partir de janeiro de 2019.

Como o envio dessas informações é feito pela internet, a segurança dos dados é fundamental. É neste ponto que o certificado digital se faz tão necessário, pois utiliza uma tecnologia de identificação que permite que transações eletrônicas com garantia de autenticidade e confidencialidade.

“É importante lembrar que o certificado digital é único e pode ser utilizado para outros fins, tornando o dia a dia do empresário mais prático e seguro”, explica a coordenadora de produtos e serviços da Fecomércio Tocantins, Helkyanny Carvalho.

Um exemplo de certificado é o e-CNPJ, que é a Identidade Digital da Pessoa Jurídica no meio eletrônico, que viabiliza a autenticação em sistemas públicos ou privados em nome da empresa. Com ele é possível assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita, acessar ao programa Conectividade Social, emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), entre outras aplicações.

A Fecomércio, em parceria com a Certisign, atua como autoridade de registro de emissão de certificados digitais no Tocantins, com pontos de atendimento nas cidades de: Palmas, Gurupi e Araguaína. As empresas filiadas à Fecomércio e aos Sindicatos Patronais que estão adimplentes com a sua contribuição sindical podem adquirir sua certificação com descontos.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail certificacaodigital@fecomercioto.com.br ou (63) 3228-1900.

(Ascom Fecomércio Tocantins, com informações de Portal eSocial e Certisign)