09:52, 22 set 2017
Geral

​Cerca de 70% dos palmenses se sentem mais seguros nos empregos atuais

Notícia

Em tempo de recuperação de crise, a segurança nos empregos é fator positivo para a economia. Na capital tocantinense, 68,7% disseram à pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF) que se sentem mais seguros nos atuais trabalhos. A ICF é apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.

Ainda sobre o âmbito do trabalho, 35,7% dos entrevistados afirmaram que acreditam ter melhorias profissionais nos próximos meses. Em setembro do ano passado esse número era de 33,8%. Os consumidores estão mais satisfeitos também com a renda. Este mês, 49,3% dos palmenses avaliaram a renda atual positivamente em relação à do mesmo período do ano passado.

ICF

A Intenção de Consumo das Famílias é um indicador que mede a avaliação feita pelos consumidores sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como a sua capacidade de consumo, atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro.

Em setembro, o índice geral ficou em 88,2 pontos, o que representa uma queda de 2% na comparação com agosto. Já a variação anual foi positiva, com um aumento de 5,1%. O indicador varia entre zero e 200 pontos, sendo que abaixo de 100 representa insatisfação e acima de 100, resultado satisfatório em relação ao consumo das famílias.

“Apesar de ainda estarmos abaixo dos 100 pontos, alcançamos um resultado bem mais satisfatório que em 2016 e isso nos motiva a acreditar em melhorias na condição econômica das famílias”, comentou o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.

Consumo

Entre os entrevistados, 45,6% acreditam que o consumo de suas famílias e da população em geral será menor nos próximos seis meses, em relação ao mesmo período do ano passado; 75% disseram que está mais difícil comprar a prazo, 63,3% apontaram que estão comprando menos e 53,5% afirmaram que este não é um bom momento para compra de bens duráveis.

(Ana Caroline Ribeiro – Ascom Fecomércio Tocantins)